8 Dicas para Oferecer Wi-Fi Gratuito aos Seus Clientes de Forma Segura e Eficaz
Como Garantir a Segurança do Seu Negócio e Oferecer Wi-Fi aos Seus Clientes
O Wi-Fi é uma ferramenta fundamental atualmente. Por ser essencial para diversas tarefas que desempenhamos ao longo do dia, é um fator de forte atração de clientes, criando mais oportunidades de realizar vendas.
No entanto, também poderá estar a usar a mesma rede para manter o negócio em funcionamento e, por vezes, encontramos dificuldades em manter as duas realidades a funcionar em plenitude, levando a que muitos de nós acabem por não disponibilizar o Wi-Fi aos nossos clientes.
Se está a abrir um novo negócio, uma nova localização da sua empresa ou percebeu que o seu Wi-Fi está a comprometer a sua operação, antes de mais, avalie como a sua conexão sem fios foi ou será inicialmente configurada. Existem certos locais que são melhores para armazenar os routers e truques que pode aplicar para garantir que o sinal atinja todos os seus sistemas.
Aqui estão algumas das nossas melhores dicas:
1. Ofereça uma Rede para os Seus Clientes e Use Outra para o Seu Negócio
Para proteger o seu negócio, crie duas redes distintas: uma para os seus clientes e outra para si e sua equipa. Cada uma deve ter a sua própria password. Reforce aos seus colaboradores que a sua Wi-Fi é exclusiva para si e sua equipa, e não para os seus amigos e clientes. Dessa forma, é muito menos provável que os dados sensíveis do seu negócio sejam hackeados.
2. Selecione a Opção WPA2 para a rede do Seu Negócio
Uma vez criadas redes distintas, uma para o seu negócio e outra para os seus clientes, a segurança do seu negócio não será mais afetada pela atividade da rede de Wi-Fi configurada para os seus clientes. No entanto, as nossas dicas para reforçar a segurança do seu negócio não ficam por aqui.
Além dos aspetos físicos da sua conexão Wi-Fi, que abordaremos mais adiante, é importante proteger a sua rede sem fios, uma vez que a violação de dados e hack podem trazer-lhe sérias complicações. Ao configurar o seu Wi-Fi, selecione a opção WPA2, que é a encriptação standard de Wi-Fi mais recente e mais forte. É a melhor linha de defesa contra hackers e protege a informação confidencial do seu negócio.
3. Defina uma Password Forte para a rede do Seu Negócio
Definir uma password forte e sólida para a sua rede Wi-Fi é fundamental. Isso irá dificultar o roubo de informações suas e dos seus clientes por hackers. Se não sabe como criar uma, visite a página Secure Password Generator e poderá criar uma na hora, automaticamente.
4. Acabe com a Partilha Ilegal de Ficheiros na Rede Dedicada aos Seus Clientes
Se um cliente seu faz o download de um ficheiro ilegal, o seu provedor de internet pode responsabilizá-lo a si. Poderá receber mensagens de aviso e não será possível rastrear e identificar o, ou os clientes, causadores do problema. Para evitar que isso aconteça, pode tomar as seguintes providências:
a) Quando o cliente se conectar à sua Wi-Fi, inclua uma política que mencione não ser permitido o download de ficheiros através dessa ligação.
b) Usando a sua firewall, bloqueie todo o tráfego exceto HTTP/HTTPS. Assim, os clientes podem ainda navegar na internet, mas não poderão baixar absolutamente nada: legal ou ilegal. Pode não ser conveniente para eles, mas irá poupá-lo de muitas dores de cabeça a longo prazo.
5. Use um Heatmappper para Wi-Fi (Mapa de pontos dinâmicos /calor de cobertura de Wi-Fi)
Os routers não são todos iguais. Pode já ter notado que, junto ao principal POS da loja, o sistema carrega rapidamente. Já o POS que fica lá no fundo da loja, o sistema está constantemente a ir abaixo ou com grande lentidão. Isso pode ser porque seu Wi-Fi é irregular nessa área.
Com um Heatmapper poderá identificar os melhores lugares do estabelecimento para colocar os equipamentos e sistemas ou onde convém instalar um router adicional ou um extensor de sinal.
6. Evite Paredes e Encontre um Bom Local
Paredes espessas, equipamentos eletrónicos e objetos metálicos podem bloquear o seu sinal de Wi-Fi. Torna-se ainda mais complicado se o router estiver no chão, porque o Wi-Fi funciona bem a viajar lateralmente ou para baixo, mas não para cima. Para ter um melhor sinal, mantenha o seu router longe do sinal do seu vizinho, coloque-o numa posição central do seu estabelecimento de forma a que o sinal seja distribuído igualmente por todo o espaço e assegure-se de que as antenas no router apontam para cima.
7. Configure Extensores de Alcance de Sinal
O seu estabelecimento pode ser amplo o suficiente para necessitar de mais que um ponto de conexão. É aí que os extensores de alcance de sinal tornam-se verdadeiros aliados. Tais extensores costumam custar entre €20 a €50 e fazem uma tremenda diferença na qualidade de conexão da internet que terá no seu estabelecimento.
8. Use o Wi-Fi para Cativar os Seus Clientes
Se os clientes estão a conectar-se na sua rede Wi-Fi, você tem a oportunidade de proporcionar-lhes uma melhor experiência e aumentar as suas vendas.
Tudo começa na página de login para o seu Wi-Fi. Depois de se conectarem, você pode divulgar o seu programa de fidelização e conteúdos de relevo. Isso poderá gerar uma grande interação que ultrapassa os limites da loja física.
Por exemplo, quando os clientes da Starbucks se conectam ao seu Wi-Fi, eles vêm uma página de início com as últimas ofertas da casa, a música que está a tocar na loja e conteúdo relativo a iniciativas sociais da marca.
Também é possível divulgar ofertas especiais aos clientes que se conectam ao seu Wi-Fi, como coupons de desconto para uso na loja, entre muitas outras possíveis alternativas.
Conheça o seu negócio e o seu cliente, teste diferentes estratégias e descubra que tipo de situações funcionam melhor para si.
Em Resumo
A qualidade da conexão da sua internet é crucial para o seu negócio. Com um bom sinal aumenta drasticamente as suas chances de levar o seu negócio muito mais além.
A Zone Soft conta com uma gama de soluções para ponto de venda que, além dos softwares de gestão e faturação na Cloud, inclui ainda os equipamentos e opções de internet para o seu estabelecimento.
Para saber mais sobre as nossas soluções, contacte-nos: comercial@zonesoft.org.